Enciclopedia de Natal - TOMO I [A-L]

A :: Azevinho - Que pena, pá! Proibiram a venda deste arbusto há uns anos atrás. No entanto, ainda é frequente encontrar coroas de azevinho nas portas e centros de mesa. Proibiram por causa de ser uma espécie em extinção, dizem eles. Mas o que eu acho, é que foi por prevenção. Era costume as criancinhas comerem as bagas vermelhas, e passarem a consoada na urgência de pediatria, hi hi hi!

B :: Bolas - São grandes, pequenas, amarelas, vermelhas, verdes, etc. etc. etc. Duram anos (excepto as que caem e se partem), mas todos os natais, as esposas queixam-se que as do ano passado já não servem e querem comprar mais. BOLAS lá para as bolas!

B2 :: Bacalhau - O fiel amigo. Companheiro de Natal. Não me lembro de passar o natal. O mesmo já não posso dizer de alguns familiares - uns anos estão, outros não. Mas o bacalhau, no meio das couves, esse está lá sempre. Alguns mecos insinuam que natal é com perú (bêbado), mas isso é só desculpa para os alcoólicos inveterados se enfardarem na ceia com ainda mais vinho, enfiado na carne.

C :: Colorau - (Pensava que ia falar outra vez no bacalhau com alho - sua marota!). Pimentão Doce. É como lhe chamam em portugal. Mas, nas beiras e trás-os-montes, à semelhança dos espanhóis, chamam-lhe Colorau. Dá um toque especial ao fiel amigo se lhe juntarmos o alho e o azeite aquecido. Não? Experimenta...


D :: Desembrulhar presentes - rrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaacc! Rasgue se o papel do embrulho que deu tanto trabalho a fazer. E o tempo que estivemos à espera à porta da fnac para que colocassem aquele cd fantástico - preço verde - que vamos oferecer ao nosso tio. Obviamente que no dia seguinte, lá estaremos nós a levar 22 sacos de lixo cheios de papel de embrulho amarrotado, que compramos a 0,80 € a folha, para o contentor mais próximo... Aaaaaii! Que saudades dos tempo pré CEE, a vida era dura e nessa altura, aproveitavamos o papel de uns anos para os outros. Por esta razão é que hoje em dia, os nossos avós, ainda desembrulham com cuidado religioso os seus presentes.

E :: Estrela - Diz a lenda que após o nascimento do menino, nos seus da babilónia se erguem uma estrela que serviu de guia para os reis magos encontrarem a família do carpinteiro que se abrigou num palheiro. Para celebrar, coloca-se uma estrela no cimo do pinheiro. Estranho é o facto dos 3 reis magos terem demorado 3 anos (conforme diz nas escrituras) a chegarem ao menino e nós celebrarmos isso todos os anos, ainda por cima duas semanas depois do natal. E porque raio não é feriado nesse dia?

E2 :: Especial de Natal - Espectáculos, Musicais, Teatros. Leopoldinas, Rucas, Noddys e Popotas. Já não há pachorra. Nem dinheiro.

F :: Fogueira - É tradição em algumas aldeias, fazerem fogueiras na noite de natal. Na minha aldeia, passam 3 dias a empilhar lenha no adro da igreja e depois da meia noite é vê-los a atear o fogo com gasolina e fugir a seguir para não apanharem com a labareda nas ventas. O raio da lareira chega a durar 3 dias!

G :: Guardanapos - Chega a consoada e põe-se a mesa com a melhor louça e talheres. Raios, só trabalho é que dá. Depois, vem a mulher com os guardanapos de pano a condizer com a toalha e as decorações de natal.

H :: Hospitais - Natal dos hospitais. Todos os anos, na semana anterior ao natal, lá vêm os programas de playback nos hospitais. Antigamente era só o da RTP, mas depois da liberalização das licenças televisivas, somos assombrados com mais algumas matinés desta estirpe. Porque será que a FashionTV não faz este programa?

I :: Intervenção divina - Dizem os católicos que é no natal que o Maior nos fala mais ao ouvido. Não sei por que será mas, é na madrugada de natal que os mortais delineiam as resoluções para o ano novo. "Para o ano vou ser bom para os pobrezinhos", "Para o ano vou perder 14 kilos" e depois ganham-se 22 ou ainda, "Para o ano o benfica vai ser campeão" - Que tristeza!

J :: Jesus - "Olhei para o céu, estava estrelado / Vi o Deus menino, nas palhinhas deitado / Nas palhinhas deitado, nas palhinhas estendido ..." - A recorrente pergunta. O gajo estava deitado, ou estendido? E estando ele de qualquer das maneiras, porque raio esteve ele três anos deitado nas palhas, embrulhado com uma fronha, à espera dos reis magos?

K :: Klaus - Klaus, Kringle, Nicolau etc. etc.. O gajo das barbas, vestido de vermelho, condutor de renas e patrocinado pela aquela marca de AGUA SUJA, GASEIFICADA, ADOCICADA, CAFEÍNADA DO IMPERIALISMO, CAPITALISTA, COLONIALISTA, CHAUVINISTA AMERICANO.

L :: Luzinhas de natal - Feriado. Final do dia. Início de dezembro e lá vem o Zé, com uma caixa para a varanda ou jardim. Já enfeitou a árvore, já espetou com a estrela no pinheiro e já pendurou a corroa de azevinho de plástico comprado nos chineses na porta e o que faz? Espeta com as luzes de natal na varanda e faz uma bela declaração atestando o seu mau gosto. O que se vê por ai, juntando ao boneco do pai natal pendurado na varanda é deplorável. Em Custóias vi uma casa cujo dono decidiu colocar uma mangueira de luzes a delinear a silhueta de uma N.ª Senhora que tinha pintaada em azulejo na sua parede. Qual foi o resultado? À noite, não se via o azulejo, só se via as luzes que faziam a forma de um belo piroco. E em Valongo, há uns gajos que devem ter contrato especial com a EDP, dada a quantidade de iluminação presente no jardim deste senhores. Visto do céu parece Las Vegas e de cada vez que o acendem a luz fraqueja em toda a zona oriental do grande porto.

(continua amanhã!)

0 sermões:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial