O que significa ser português hoje em dia? Se pensarmos um pouco no tempo dos "afonsinhos" será mais fácil caracterizar o verdadeiro "tuga" da época:
Homem - baixo, gorducho, bigode farto, cabelo preto, unhaca para limpar os ouvidos e depois "lubrificar" os dentes, grande traficante de caramelos lá prás "Espanhas" e com algum jeito prá poesia e pró faduncho.
Mulher - baixa, gorduxa, bigode nos cantos da boca, jeitosa na cozinha (especialmente nas moelas e sandes de "coiratos"), amante daquele conde Inglês que tem aquela quinta tão jeitosa e progenitora de, pelo menos, 15 filhos, para ser considerada pessoa de bem pela Igreja e vizinhos.
Mas estes belos exemplares lusitanos passaram de moda e certamente sentiriam que não pertenceriam a estes tempos tão agitados. Vejamos alguns exemplos:
- Nos tempos "Aurélios" era o português que dava um arraial de porrada no vizinho espanhol mal este passava a unha do dedo do pé para o nosso lado da fronteira. Hoje em dia é o empresário espanhol que tem o seu negócio cá que dá o verdadeiro arraial de porrada no seu empregado português quando este não se lembra de pôr apenas um cubo de açucar no café e põe dois!
- Nos tempos idos a comida era tradicional, as tripas, o cabrito, a mão de vaca e o "xixarro" eram iguarias frequentes na mesa do verdadeiro tuga. Hoje em dia tudo o que é estranja é "fixe". É o bife de Avestruz (baixo em colesterol), o peixe cru (que raio de tuga come PEIXE CRU???), é o fillet mignon com molho de cogumelos das montanhas da roménia superior e claro para sobremesa "profiteroles"!!!
- Portugal já foi a maior potência militar e intelectual do mundo. Hoje é o país mais deprimido da Europa com tendência para a saudade (já agora palavra inteiramente portuguesa sem tradução) e para pensar que isto nunca mais vai melhorar, por isso mais vale ligar a TV, beber uma SB e ver a Operação Triunfo (já agora um programa que foi idealizado fora das nossas tão perfeitinhas portas).
- Os portugueses viajaram e descobriram o mundo. Hoje são os turistas que visitam este nosso Portugal, vêm cá pelos preços baixos (pelo menos comparando ao que eles próprios ganham), pelos curiosos e amistosos indigenas, belas paisagens, bom vinho e comida e claro pelo "ALLGARVE"!!!
Para finalizar devemos agora estudar o tuga moderno que está descrito no momento literário abaixo deste. Um bem-haja amigos tugas ou seus descendentes!!!
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 sermões:
Enviar um comentário